BEM VINDO!

Por causa de um sonho de amigos estamos DESDE 13/06/1986 a Produzir Desporto, Cultura e Recreio...

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

NAVE REDONDA



Nave Redonda

Pertence ao Concelho Litoral Alentejano de Odemira, Freguesia de Sabóia, porém situa-se bem no interior do concelho, paredes meias com o Algarve (14km do IC1 – São Marcos da Serra e Barragem de Odelouca), e a 19Km de Monchique, dista ainda 19km da Barragem de Santa Clara a Velha.
É um pequenino aglomerado populacional (SIC – Plano Director Municipal CMO), que tem uma mesa de voto com cerca de 160 eleitores inscritos. (Antiga Escola Primária e onde actualmente o Beira Serra desenvolve actividades).
Já alguns anos que as pessoas deste local vêem tendo a necessidade de afirmação no plano concelhio a nível cultural, de actividades lúdicas, recreativas, de lazer, e de simplesmente demonstrar que estão ali. Encontraram então o associativismo como forma de expressar essa vontade/sentimento, uma vez que lhes é vetada a possibilidade de ver desenvolver a sua localidade por não existirem espaços urbanizáveis.
A Aldeia Conta portanto com duas Associações, O Clube de Caça e Pesca os Matilheiros e O Beira Serra – Grupo Desportivo Cultura e Recreativo Naverredondense.
Têm ainda um conjunto de pequenos empresários, quer ligadas à Construção Civil, Negócio da Madeira, quer Comércio/Serviços (2 cafés; 1 Café - Restaurante, 2 mini mercados, 1 mercearia tradicional), ou mesmo ao Turismo (1Turismo Rural), e ainda a Indústria da Panificação (3 Padarias). Existem ainda agricultores, com produções pecuárias e outras explorações, nomeadamente o medronho, mas que não o fazem todo, pois têm medo de ser presos. A maioria da população activa, devido à proximidade, desloca-se diariamente ao Algarve para trabalhar.



“Não se vale muito ou pouco, cada um, cada coisa vale o que vale e basta respeitar!”

Sem comentários:

Enviar um comentário